{ Como manter um relacionamento saudável }

Título Post - Relacionamento Saudável 2

Oi Pessoal,

Aqui estou eu novamente para debater com vocês um tema muito importante! Manter um relacionamento saudável não é uma tarefa fácil, mas quando você aceita o desafio, colhe e proporciona frutos maravilhosos, para você e para o outro! Além do mais, o que venho falar aqui, não se aplica somente ao relacionamento conjugal, mas em todo os relacionamentos que alimentam os pilares da nossa vida: Familiar, Profissional, Espiritual, entre outros.

Sou casada a 4 anos e semanas atrás tive um conflito no meu casamento. Tive nesse conflito a percepção de atitudes que estava tomando e que não estavam ajudando nem a mim, nem a ele. Ai você me diz: “Jucy, mas o tema é como manter um relacionamento saudável e você vem falar de um conflito? Isso mesmo, pois é o real! Falar de um relacionamento saudável, não é falar de um relacionamento sem conflitos. Cuidado com a falsa estabilidade no seu relacionamento. Os conflitos nos fazem crescer, refletir e sair da zona de conforto! Um casal saudável tem conflitos, mas não vive neles, eles são resolvidos e tornam ainda melhor o relacionamento. “tendeu”? Então Analise comigo a minha situação:

“ Passamos o aniversário dele trabalhando em coisas de casa, foi um dia cansativo, uma semana corrida e eu não me preocupei em comprar um presente, nem uma lembrancinha, ou fazer bilhetinho sequer! Na hora de sair a noite pra comemorar, eu super cansada, falei que estava desanimada de sair. E acabamos por passar passar um dia normal. Com certeza ele ficou chateado, e eu “bola pra frente”! No decorrer da semana, nos desentendemos em várias questões simples, e eu chamei ele para uma conversa. Fui clara e direta, questionei comportamentos, fiz até anotações (sim, eu sou dessas rssrs). Ai, na hora dele expor suas insatisfações, a situação do aniversário veio a tona, carregado de várias outras coisas do fundo do baú. Não concordo daqui, não concordo de lá, o negócio ficou feio! Ao final de tudo, refletimos e concordamos com o principal: Não estamos dispostos a viver sem o outro. Com isso, desde este dia, estou (ou melhor estamos) refletindo e tirando conclusões do que posso fazer diferente, para que aconteça o melhor para os dois e que possamos manter nosso relacionamento saudável e produtivo.

Dentre as conclusões, quero pautar 3 coisas essenciais para isso, que estou praticando:

| 1 – COMUNICAÇÃO INTELIGENTE |

Todo relacionamento é pautado na comunicação! Seja ela eficaz ou não, seu relacionamento será um reflexo de como esse diálogo está fluindo. Mas, eis uma boa surpresa, você pode ir além do simples diálogo!

Estou falando de Comunicação Inteligente! Sabe o que é isso, nas palavras da Jucy? Se comunicar com seu parceiro, usando todo charme e inteligência feminina, para favorecer o caminho do que você comunicou chegar até ele! (calma meninos, vocês também tem a de vocês, vocês sabem muito bem disso) Vamos ao primeiro ponto do meu mau exemplo: Como sempre fomos muito amigos e cúmplices, então diálogo nunca faltou. E aí foi a minha falha! Não basta ser aberto a comunicação, você deve saber como se comunica. Na conversa em questão eu fui clara e direta. certo? Não. Ele estava chateado com algumas atitudes e ausências minhas, então ele não precisava em primeiro, de uma comunicação clara e direta, e sim de uma comunicação amorosa. Entenderam? Sabe, a palavra certa , dita no momento certo, pra pessoa certa ? Isso que eu estou falando! Sobre isso, vou deixar uma sugestão de leitura pra você: As 5 linguagens do amor de Gary Chapman.

| 2 – PERDOE, PERDOE, PERDOE |

Vamos brincar de 3 verdades:
1 – Seres humanos são sujeitos a falhas!
2 – Não, ouvir um simples desculpas, não vai fazer aquilo que te chateou sumir do nada.
3 – O perdão nunca vai lhe parecer justo, mas hoje você perdoa, amanhã será perdoado!

Mas é necessário perdoar, faz parte do ciclo do amor! Não é um sentimento, muito menos uma emoção. É uma escolha, muita das vezes diária. E perdoar envolve várias outras coisas, como compreender, confiar e com tudo isso esquecer. Você não perdoa uma pessoa que está te devendo e depois cobra a dívida. Então falar que perdoou , mas na primeira oportunidade, trazer tudo de volta, sinto muito, mas não é perdão!

Então, PERDOE, se liberte da dor e permita que o outro seja livre!

| 3 – ESTEJA DISPOSTO A RECOMEÇAR… TODOS OS DIAS |

Não se preocupe em falar que está disposto a fazer diferente, as suas ações irão mostrar isso! O quanto antes você perceber que errou, e agir diferente, mais rápido você vai em direção a solução. Um ponto feminino comum e que não ajuda nem a gente e nem ninguém, é o famoso “charminho orgulhoso feminino”. Sei que errei, mas não vou dar o braço a torcer nem morta, ele é o homem , ele que faça a corte, e a serenata de perdão. Amiga, ele também tem erros, eu sei, mas esses erros não justificam os nossos. Então, seja a mudança e a boa atitude que espera do outro e #partiumudança! Viva com intensidade e sem reservas o amor. Assim como a moeda tem dois lados, você escolhe como quer ver tudo ao seu redor. Escolha ver e evidenciar as qualidades, os bons momentos juntos e minimizar os defeitos, pois todos nós temos. E decida amar, todos os dias!

Estamos chegando ao fim da nossa Série #Sevalorizamenina, mas o nosso grupo no whatsapp continua a todo vapor! Continue com a gente nessa autodescoberta do amor e da valorização pessoal.

Mais uma vez um prazer estar aqui com vocês.
Grande Abraço.Assinatura Jucy 2

Um comentário sobre “{ Como manter um relacionamento saudável }

Deixe um comentário