#PatiNoVerão – Mar diminui stress

Sem categoria

Quem aí está acompanhando as postagens de verão lá no meu instagram? Eu espero que eu não tenha bancado a baranga e feito fotos de make na praia atoa ok? Acessem, curtam, compartilhem, porque tem muita dica boa.

Em 2017 eu viajei inúmeras vezes! Pra ser mais exata, onze viagens perfeitas! Sendo que das onze, cinco foram pra praia. Delícia né? E eu notei mesmo que desacelerei! Cabeça mais fria! Mais tranquilidade pra fazer as coisas e pra me relacionar com as pessoas. Ai esses dias pra trás, pesquisando conteúdos de verão, descobri um detalhe bem legal que vou compartilhar com vocês…

MAR DIMINUI STRESS

E tá ai a alegria do nosso verão. #partiupraia

Segundo os pesquisadores da Health & Place, que focaram o estudo em análises na cidade de Wellington, na Nova Zelândia, que inclusive tem praias incríveis. As pessoas que moram perto do oceano têm uma qualidade de vida melhor do que quem vive na cidade ou no campo.

E vocês sabiam que as cores tem influência enorme nesse estudo? Já falamos muito aqui no blog sobre como as cores podem alterar nosso estado de humor. Inclusive na semana passada falei sobre isso no post da escolha dos looks de fim de ano. No caso do mar, o estudo afirma que a cor azul traz tranquilidade e tem relação direta com a diminuição do stress psicológico. 

E tem mais! O córtex pré-frontal, uma área do cérebro associada com a emoção e autorreflexão é ativado quando os sons do oceano são reproduzidos. Isso foi provado através de pesquisas de cientistas com participantes de estudos que foram expostos a sons e ruídos do oceano. Os sons mais relaxantes e agradáveis de ouvir são aqueles que têm padrões de ondas previsíveis. O som também deve ser suave em volumes e frequências harmônicas em intervalos regulares, e as ondas do oceano são dessa forma, regulares e suaves de ouvir.

E também tem ligação com o hormônio do estresse chamado cortisol. Quando esse hormônio é liberado, problemas de saúde, tais como úlceras e doenças cardíacas podem ocorrer. O barulho calmante do oceano trabalha para diminuir os níveis de cortisol, e desta forma, o oceano pode ter um efeito positivo sobre nossa saúde em geral e evitar potenciais problemas de saúde.

Toda vez que eu vou na praia eu passo horas dentro da água e mais tempo ainda sentada de frente pro mar agradecendo a Deus. Quem aí também? Essa sensação de paz que temos na praia é um resultado de alterações moleculares em nossos corpos. As ondas do oceano produzem íons negativos. Íons negativos aceleram a capacidade do nosso corpo de absorver oxigênio. Eles também equilibram os níveis de serotonina; uma substância química produzida pelo organismo que está relacionada com o humor e o stress. Esta é uma das razões pelas quais estar na praia foi ligada, por cientistas, à energia mental positiva e uma sensação geral de saúde e bem-estar. Pode até fazer-nos dormir melhor.

Pra ficar ainda melhor, também tem o fato de que a superfície plana do oceano causa uma sensação de segurança em nós. O neurocientista Michael Merzenich diz que os seres humanos se sentem seguros quando estão em lugares que não são complexos. O que não acontece na floresta ou na cidade. A fato de podermos enxergar milhas na praia nos dá paz de espírito, pois estamos em um ambiente previsível e estável.

Muito legal isso né? Depois que descobri, notei a importância que tem uma boa viagem para a praia!

E aí? Quantas vezes você foi a praia nos últimos cinco anos? Boa viajar mais?