{ Assuntos para conversar antes de casar }

Olá meninas que se valorizam, como vão vocês? Estou de volta com muita alegria, agradecida mais uma vez a Pati, pelo convite em postar neste blog tão caprichoso e útil, adorando a parceria com Jucy neste tema necessário e importante. Obrigada a cada uma de vocês: leitoras, blogueiras e parceiras.

Vou contar mais um pouquinho de mim: sou casada a 24 anos, e foi com muito investimento mutuo, trabalho, respeito, admiração, superação e toda quantia de amor possível, dedicação, perdão aos montes e é claro, da imprescindível presença de Deus que chegamos até aqui construindo um bom relacionamento.

Agora vou sugerir a vocês, assuntos para o casal conversar quando decidirem pelo casamento. Certamente este diálogo poupará muito conflito futuro. Ninguém adivinha o que o outro pensa e decidir uma vida juntos com transparência é essencial para o sucesso da vida a dois.

| MODELO DE TOMADA DE DECISÕES / SOLUÇÃO DE CONFLITOS |

Como pensam que o relacionamento ideal deve funcionar? Compartilhar decisões importantes, decidir tudo juntos, quem decide o quê? Como os conflitos serão resolvidos? É muito importante saber como a outra pessoa reage diante de discussões e conflitos, pois acontecerão com certa frequência de acordo com as diferenças. Uma boa dica é sondar o histórico familiar, apesar de não sermos uma cópia dos nossos pais, muito dos valores e modo de lidar com o mundo vem deles. Será que todo problema vai terminar em gritaria e ofensas ou uma conversa será o suficiente?

| DIVISÃO DE TAREFAS |

Elas são importantes assuntos para conversar antes de se casar. Os papeis nos relacionamentos tem mudado nas últimas décadas. Conversem como cada um pensa sobre a divisão de tarefas domesticas. Tudo conversado e acordado sai mais em conta.

| FILHOS |

Alguém pode pensar intuitivamente que filhos são uma parte óbvia de um casamento, e o outro pode pensar diferente. Vocês dois querem filhos? Se sim, quantos? Quando seria o momento ideal para gerá-los? E se o casal quiser filhos, mas houver um problema de fertilidade? Buscarão ajuda médica? E se não der certo? Considerariam uma adoção? Como vocês pretendem criá-los? Como irão educá-los? Qual papel cada um terá na criação dos filhos? É fundamental conversarem se vão optar por uma parceria ou um dos dois assumirá as responsabilidades maiores enquanto o outro dedica-se mais a carreira profissional e ao sustento da família. Pode parecer precipitação, parece que vai demorar bastante para acontecer, porém tudo que diz respeito aos filhos (disciplina, relacionamento com os familiares, cada detalhe) pode gerar desentendimento entre o casal. Este assunto é extremamente importante estar bem esclarecido, pois muitos problemas conjugais se iniciam com o nascimento dos filhos, se alinhem.

| RELIGIÃO E VALORES |

É provável que você esteja se casando com uma pessoa que tem as mesmas crenças e entendimento espiritual que você. Porém, religião e valores são importantes assuntos para conversar antes do casamento, pois podem gerar muitos atritos no futuro, principalmente quando se têm filhos. É preciso deixar claro denominadores comuns e caminhos a seguir.

| CONEXÃO COM A FAMÍLIA |

Como irão administrar as datas comemorativas, festas como natal e fim de ano, dia das mães, feriados, férias e outros tantos? Passarão com a família dele ou dela? Esta decisão é muito significativa e impactará no relacionamento com as famílias, criando ou evitando conflitos. Cada família tem sua singularidade, discutam e aprendam a administrar estes relacionamentos. Outro assunto importante é o futuro dos pais. E se adoecerem? Assumiriam o cuidado? Pagariam para alguém? E na velhice, colocar os pais no asilo, trazê-los para casa ou ir morar com eles? Dinheiro também é um tema que não pode ser ignorado. Aceitarão ajuda financeira dos pais em algum momento? E se os pais necessitarem deste apoio financeiro, como irão proceder?

| CARREIRAS |

É importante expor as expectativas que cada um tem a respeito de sua carreira e também sobre a carreira do outro. Estão alinhados? Vocês respeitam os objetivos de cada um? Vocês dois estão dispostos a apoiar os objetivos um do outro? Será que as metas podem ser conciliadas? Como decidirão sobre este assunto se os caminhos se divergirem? Pense e extrapole as possibilidades, pois em se tratando de carreira tudo pode mudar com o tempo.

| SEXO |

Sejam abertos, honestos e sempre prontos para se comunicar sobre esse assunto, não apenas neste momento, mas durante todo o futuro, a comunicação aberta permitirá entendimento e ajustes necessários para mutua satisfação. O sexo sobre o qual nunca se fala pode facilmente se tornar insatisfatório e inadequado.

| FINANÇAS |

Problemas financeiros afligem muitos casais e é essencial conversar sobre isto. O que é meu, o que é seu e o que é nosso? É importante abrir a sua vida financeira para o outro, isso vai evitar discussões futuras. Entenda como seu parceiro pensa e busquem harmonia. Tenham consenso no orçamento da casa, como irão administrar cartões, contas, compras, gastos extras, futuras aquisições. É preciso compartilhar metas e objetivos. Conversem para estipular limites e regras, tendo um equilíbrio saudável nesta questão.

| TEMPO JUNTOS E SEPARADOS |

É saudável para o casamento que ambos tenham tempo de individualidade, com a família, com amigos ou mesmo de solitude. Conversem e acordem sobre isso, estipulem limites saudáveis de convivência e deem espaço um para o outro.

| EXISTE ALGO QUE CONSIDERA INTOLERÁVEL EM UM RELACIONAMENTO? |

Esta é a hora de colocar tudo na mesa. Quando você decide passar sua vida com alguém, é provável que já percebeu alguma propensão para certas coisas, se uma dessas coisas pode ser intolerável para você, exponha. Como você lidaria com excesso de álcool, drogas, jogos, violência, perversão, pornografia, infidelidade, desonestidade? Este definitivamente é um dos assuntos para conversar antes de se casar. E lembre-se, é necessário ouvir também do outro seus receios e questionamentos.

| O PASSADO |

Se existem questões não resolvidas que têm potencial de trazer problemas ao seu casamento é imprescindível que conversem sobre ela. Trabalhe dúvidas e inseguranças. Fingir que nada aconteceu pode potencializar o surgimento de problemas futuros. Tentem compreender o passado do outro, sem julgamentos, discutindo os problemas e traumas sempre com carinho e empatia.

| moradia, estilo de vida, ambições e planos futuros |

Conversem sobre planos a longo prazo, 5, 10, 20 anos e muito mais. O que sonham? O que pretendem alcançar? Onde querem morar? Casa, apto, área nobre ou um bairro modesto? Perto ou longe da família? Quais viagens querem fazer? Existem projetos de mudança de cidade ou pais? Como pensam a este respeito? Lembre se, vocês estão escolhendo a companhia para vida inteira, se sentem confortáveis na visão de futuro do outro? Certifique-se disso e evite frustrações no casamento. Como andarão juntos se não houver acordo?

| HÁBITOS |

Tem hábitos que não são problema no casamento. Podem ser conversados e acordados. Se um tem mais sono e prefere dormir até tarde, enquanto o outro adora acordar cedo; um gosta de praticar atividade física e o outro prefere o sedentarismo; um não abre mão do jantar e outro prefere um lanche. Porém, questões de organização, rotinas, modo de falar e agir com o outro, atitudes com os amigos e familiares etc. podem resultar em atritos. Por isso, é importante que os dois falem, conversem e se acertem sinceramente.

| QUAL A LINGUAGEM DE AMOR COMPREENDIDA POR CADA UM DE VOCÊS? |

O livro “As 5 Linguagens do Amor” de Gary Chapman, categoriza expressões de amor para fortalecer um casamento, e isto pode ser muito interessante para o entendimento do casal. São elas: palavras, tempo de dedicação, presentes, atos e toque físico. É importante praticar o “eu te amo” não só em palavras, mas na linguagem que outro compreende. Sugiro que leia o livro. O que faz o outro se sentir amado?

Bem, o intuito desta conversa é provocar esclarecimento, entendimento e fortalecer as bases da comunicação necessária ao sucesso do casamento. Nunca use esta conversa para tornar o outro refém. A vida muda e sua opinião e pensamento podem mudar ao longo do tempo. Usem as conclusões aqui adquiridas apenas para norteá-los. Invistam no compartilhar diário, dividam sonhos e sentimentos, se divirtam a dois e também entre familiares e amigos, respeitem a individualidade de cada um, riam juntos, passeiem, viagem, oxigenem a relação, CONVERSEM, a conversa é a melhor maneira das pessoas se entenderem.

Um grande abraço e até a próximo post!Assinatura Andreia 2

2 Responses to "{ Assuntos para conversar antes de casar }"

  1. Alexandra
    Alexandra 4 semanas %1$s %2$s, %3$s atrás (%4$s) .Responder

    Amei o texto Andreia. Você é uma pessoa iluminada.

  2. Alessandra Linhares
    Alessandra Linhares 4 semanas %1$s %2$s, %3$s atrás (%4$s) .Responder

    Parabéns pelo blog Pati, que Deus continue te abençoando e te capacitando!!!
    E parabéns Deia pelos seus posts, pois são sensacionais!!!!
    É Muito bom poder acompanhar vocês duas, juntas nesse blog!!! Continuem brilhando lindas!!
    Que Deus abençoe vcs!! ❤❤