{ 5 dicas para se sentir mais confiante }

Título Post Confiante

Quem aqui nunca se sentiu super pra baixo e muito desmotivado com a vida? Manter a calma e auto confiança no seu trabalho, vida pessoal, sentimental ou mesmo física é um desafio né? Apesar do que muitos acreditam, eu tenho pra mim que a confiança é algo que pode ser conquistado, ou reconquistado e reforçado em pequenas atitudes. Tudo começa na mente! E se você treinar sua mente para ser quem você quer ser, você poderá ser! É claro que… alguns tem mais dificuldade para chegar onde almejam e outros mais facilidade. Mas tudo depende de realizar, correr atrás e nem sempre só de sonhar (estou lendo um livro da Shonda Rhimes, “O ano que disse Sim” que fala sobre isso e em breve vou falar dele aqui pra vocês).

Pensando nessa onda de baixa auto estima que tenho visto, principalmente nas garotas, decidi trazer pra vocês cinco dicas para ajudá-los a se sentirem mais confiantes consigo mesmo e em relação aos outros. Vamos lá?

| 1 – RELEMBRE MOMENTOS DE CONFIANÇA |

Relembre! Relembre seus sucessos! A gente tem sempre o costume de lembrar os momentos ruins e derrotas que passamos. Pare com isso agora e relembre toda a parte boa que existe na sua história. Relembre as notas perfeitas na faculdade, relembre seu discurso de formatura, relembre a entrevista de emprego na qual você se sentiu tão “foda”, relembre quantas vezes você foi tratado bem por aquela pessoa ou quantas vezes ela fez tudo e foi tudo o que você precisava e você pensou que nunca encontraria alguém como ela. Relembrar momentos em que você se sentiu confiante e protegido tem mesmo o poder de te ajudar a se sentir mais motivado e determinado. Isso tudo faz parte de um estudo publicado no periódico Journal of Experimental Social Psychology. Faz mesmo sentido, pode crer!

| 2 – DEFINA BEM SEUS OBJETIVOS |

Sonhar faz parte! Mas quando se está no mesmo lugar a muito tempo, isso quer dizer que há algo errado com você. Vai por mim, se sentir satisfeito com tudo sempre não é bom. Queira melhoras, queira sempre mais. E se você quiser e não tiver medo ou preguiça de sair do lugar, as coisas virão até você. Sonhe, mas acima disso, realize! Você não precisa ter 100% certeza do que quer… se você não tentar, se recusar as oportunidades, elas vão passar. E pode haver um dia em que você se arrependa.

Segundo um estudo publicado pelo Departamento de Negócios, Inovação e Competências do Reino Unido, estudar outra língua ou praticar atividades que melhoram as habilidade cognitivas pode aumentar sua satisfação pessoal, diminuindo a chance de ficarmos deprimidos. Caminhar, estar em contato com a natureza, viajar, ouvir música, estudar coisas novas, e até mesmo fotografar, são algumas das atividades que podem impulsionar a autoconfiança e ajuda a aumentar as aspirações pessoais.

| 3 – ANALISE SEU GUARDA-ROUPA |

Eu sei que você vai me dizer que isso é coisa que a sociedade impõe pra gente, mas quando você se sente bem vestido e apresentável, sua postura muda não é mesmo? Não adianta fugir disso! Um experimento da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, colocou alguns voluntários vestidos com jaleco branco, aquele de médico, e eles demonstraram melhor desempenho em diversos testes. Sendo assim, a ideia de estar “vestido para o sucesso” faz bastante sentido, afetando diretamente seu nível de segurança e confiança durante quaisquer que sejam as atividades que realizar. E aí? Pode até ter coisa da sociedade no meio, mas se te fizer bem, que mal tem ein?

| 4 – INSPIRE-SE EM UMA CELEBRIDADE OU PROFISSIONAL QUE ADMIRA |

Se inspire, veja características que tem em pessoas que você admira e que você também tem. Tente adicionar algumas outras atitudes que você gosta em seu dia a dia e vá se moldando para buscar ser cada vez melhor. Mas melhor antes de mais nada, consigo mesmo. Ao invés de se sentir inadequado pela beleza ou talento de alguém, procure se observar e ver em que você também merece nota 10. Também tem um estudo pra isso sabia? A revista Personal Relationships mostrou que, quando pessoas com baixa autoestima descrevem qualidades positivas que enxergam em suas celebridades favoritas do mesmo sexo e nelas mesmas, é comum se sentirem mais confiantes para desenvolver melhor algum atributo pessoal.

| 5 – CORRIJA SUA POSTURA |

Vocês já leram sobre linguagem corporal? Sim! A forma como você anda, senta e se comunica diz muito sobre você. A postura correta é marca registrada da confiança. Tem uma palestra do TED Talks com a psicóloga Amy Cuddy, onde ela mostra que ao corrigir sua postura, os níveis de testosterona tendem a subir e os de cortisol (associado ao estresse) diminuem. Ela sugere antes de passar por qualquer momento difícil ou que pareça constrangedor, manter uma pose confiante frente ao espelho e conversando com as pessoas próximas, por pelo menos dois minutos.  Esteja ereto e expansivo, sendo assim, você sentirá bem mais confiante.

Ah! Algumas pessoas me disseram para adicionar as dicas, manter-se longe de pessoas que te diminuem. Mas eu pensei bem e sabe… na vida sempre passaremos por críticas e momentos em que nos sentiremos menor do que os outros. Mas se você, preste atenção, você e mais ninguém, souber manter a pose, der o melhor de si e lembrar bem quem você é e quem quer ser, saberá lidar com as pessoas negativas e que gostam de contar vantagem.

E aí? Curtiu esse post? Você é auto confiante?
O que você costuma fazer pra se sentir bem consigo mesmo? Me conta!

Assinatura 1

Um Comentário para "{ 5 dicas para se sentir mais confiante }"

  1. Inauguração Projeto #SeValorizaMenina 3 meses %1$s %2$s, %3$s atrás (%4$s) .Responder

    […] relacionamento! Só podia ser não é mesmo? No começo de janeiro, eu fiz dois posts: Um sobre “5 dicas para se sentir mais confiante” e o sucesso de audiência “5 dicas para superar um término de namoro”. Verdade seja dita que […]