Ele é o cara certo?

Se apaixonar… Um turbilhão de sentimentos e sensações, frio na barriga, pensar no outro o dia todo mesmo sem querer, tudo te lembra ele. Uma vontade muito forte de querer estar junto o tempo todo. E aí vem a grande questão, como saber ele é o cara certo pra você? Essas sensações e sentimentos, não são o bastante para responder a essa pergunta, pois com os “errados” também podemos sentir as mesmas coisas. Então como definir?

Somos seres emocionais e racionais, e ao meu ver um dos principais motivos para relacionamentos frustados é o fato de na escolha de viver um relacionamento com alguém, deixamos de lado totalmente o racional e nos mergulhamos em emoções e sensações momentâneas. Evidência disso, é que é comum ver mulheres muito bem posicionadas em relação ao que buscam em um parceiro enquanto solteiras, mas ao conhecerem e se envolverem com alguém, quando se questiona o fato dele não ser bem aquilo que ela descrevia, vem as justificativas auto sabotadoras: “Mas ninguém é perfeito!” “O importante é que ele é um cara trabalhador ” e por aí vai… Em meio às emoções, tentamos calar o racional convictas de que vamos mudar o outro. Ledo engano.

#FICAADICA Nº1

VOCÊ SE CONHECE BEM E SABE O QUE PROCURA EM UM PARCEIRO?

Para saber se ele é o cara certo pra você, primeiro análise seu cenário, se conheça melhor, conheça seus valores, princípios, aquilo que é essencial pra você e que não se abre mão, qual sua visão de futuro e seus objetivos de vida. Aqui mesmo no Hoje eu tô Pati tá cheio de posts incríveis pra te ajudar com isso! Veja alguns aqui:

Lembre-se, quando não se sabe o que quer, qualquer coisa serve. E creio que não seja o seu caso, um objetivo bem definido é o primeiro passo para o sucesso, em todas as áreas da vida!

#FICAADICA Nº2

OBSERVE RACIONALMENTE E ANALISE

Conheci meu marido pela internet, no já falecido Orkut kkkk e como uma boa mineira desconfiada, usei ainda mais esse princípio! Em TODA, MAS TODA MESMO oportunidade que eu tinha eu observava seu comportamento comigo, com a minha família, com a família dele, na profissão , no volante, com o caixa do supermercado e etc. Essa é a dica de ouro: OBSERVE! ANALISE! Sabe porque? Porque não somos aquilo que dizemos ser. Você não é, então o outro também não! Somos aquilo que fazemos. Tem um trecho da Bíblia que diz, pelo fruto conhecereis a árvore.

Por isso a minha ênfase para que você use seu racional nessa análise, porque a tendência é que você justifique pra si mesma as falhas dele no seu emocional, e fure os próprios olhos pra não ver essa situação. O emocional tem o foco no agora! O que é bom e prazeroso , o que supre sua carência de imediato. O Racional já visa o futuro, o que essa ação de agora vão me trazer lá na frente. Com isso é importante andar em sintonia com os dois. Só com o racional você deixa de curtir os melhores momentos do presente , e com o emocional você “cai de cabeça” em um relacionamento sem pensar nas consequências e se prende em um relacionamento por anos consciente de que não é bem o que você esperava.

#FICAADICA Nº3

NINGUÉM MUDA NINGÉM!

Eu me casei consciente de que ninguém muda ninguém. Se aquilo que tem no outro te incomoda MUITO mas não incomoda ele nem um pouco. Reflita com você! Você está disposta a lidar com isso? Porque ele pode ser isso pra sempre. Um exemplo: Ele não quer nada da vida e você tem planos audaciosos, e aí? Tá disposta a arrastar ele pro resto da vida, porque ele pode despertar pra isso OU NÃO.

Falamos dos pontos fracos, mas os pontos fortes também são importantíssimos! No meu marido vi muito forte nele o senso de parceria e cumplicidade, e me chamou muito atenção já no namoro. E hoje no casamento, é uma base muito forte e essencial para a rotina da nossa vida a dois.

Evidencia disso é que nunca tive a intenção de ser a mulher biônica, multitarefa que socialmente é cobrado de nós e que a minha mãe foi. Mediante a essa característica de parceria dele, ele consegue me compreender e me apoiar. Hoje, ambos trabalhamos muito, e nas tarefas de casa dividimos igualmente. Então, unidos nessa parceria e visão ele não “me ajuda” fazendo a janta, ele faz porque também é uma tarefa dele. E eu não trabalho fora pra “ajudar ele nas contas de casa” porque também é uma tarefa minha. É um acordo, um combinado entre os dois que não traz prejuízo a nenhum dos dois! Ainda não temos filhos, mas o nosso relacionamento me deixa muito mais segura justamente pela nossa visão de “tamo junto!”.

Conseguiu compreender? Se ainda não, é porque você é mais emotiva e tem dificuldade de tomar um posicionamento mais racional. Lá vai mais uma dica!

#FICAADICA BÔNUS

ESPECIAL PARA AS MAIS USAM MAIS O EMOCIONAL

Imagine que você vai abrir uma empresa chamada VIDA e você já tem planos bem definidos pra VIDA (dica nº1), e que decidiu ter um sócio, correto? Agora me responda:

  • Quais conhecimentos, habilidades e atitudes esse sócio que vai dividir a VIDA com você, teria que ter pra construir uma VIDA de sucesso?
  • O que você não tem de pontos fortes, que esse sócio poderia ter pra garantir ainda mais esse sucesso?
  • Quais defeitos esse sócio não pode ter de forma alguma, que afetariam drasticamente esse sucesso?

De preferência, anote essas respostas, vão cair fichas importantes!
Faz sentido pra você? Se somos rigorosos para escolher um parceiro de negócio, deveríamos ser mais ainda para escolher um parceiro pra dividir a vida, filhos, sonhos e etc.

Definitivamente não pode ser qualquer um! Ao responder essas perguntas, você mesma encontrará a resposta se ele é ou não o cara certo pra você e no final das contas, seu príncipe encantado é aquele cujos defeitos você consegue suportar e que as qualidades são pontos essenciais e fortalecedoras pra dividir uma vida juntos!

Se você decidiu que ele é o cara certo e que está pronta para casar, na semana que vem abordaremos o assunto “A viagem precisa ser inesquecível”. Porque é tão importante ter uma Lua de Mel de primeira? Nossa colunista Andreia Gomes irá trazer esse assunto e nos fazer refletir sobre como decidir o destino e passeios desse momento tão singular.

Até o próximo post!
Grande beijo!